segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A VERDADE É SELECIONÁVEL?

Andando pelas ruas ou navegando pelas páginas da internet, seja onde for, nos deparamos com uma série de diferenças, uma diversidade incrível de jeitos, manias, crenças...E cada uma dessas coisas com seu fundamento e explicação. Sendo assim, cada uma delas carrega a sua verdade e seu caminho para a felicidade. Até aqui tudo parece bem simples, mas qual a verdadeira significação para a "verdade", e até onde ela é flexível?
O dicionário nos diz que verdade é a conformidade com o real, algo verdadeiro, um princípio certo. Então se tomarmos como princípio certo o fato de a realidade ser uma só, não haverá diversidades a verdade. Mas o que torna algo simples tão complexo é o conceito de real e irreal, que não é comum a todos, ou seja, o princípio certo de um pode não ser certo para um outro. Partindo desse raciocínio, a verdade é flexível?
É possível que alguns concordem entre si, e que um grupo seja aliado a um outro por crer na mesma verdade, mas esse mesmo grupo pode discordar de outros que acreditam em "verdades" distintas. A verdadeira verdade, apesar de redundante, é aquela que não deixa margem para dúvidas, mas afinal, há uma verdade absoluta?
Podemos dizer que uma mentira contada por gerações assume carácter de verdade, ou que uma verdade desmentida encarecidamente pode tornar-se duvidosa. Mas o mais importante e encantador na verdade é a sua força de libertação. Então por que não dizer que o conhecimento é um sinônimo para a verdade? Portas se abrem a quem conhece, e conhecendo as variedades dessa possível "verdade", sabe-se melhor o que escolher. Respeitando a cada um, mas conhecendo o bastante para não ser levado a verdades mentirosas ou deixando passar as verdades desmentidas sem que realmente as conheça.
Um primeiro impacto sempre deixa muitas marcas, mas é interessante saber se elas são reais. Nem sempre o mais cômodo é o melhor, ou o mais difícil o mais valoroso, a intuição não é tudo, assim como a razão nem sempre é racional. Melhor do que saber o que se diz, é saber o que se ouve.

"Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas" (Confúcio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário