terça-feira, 20 de outubro de 2009

O QUE É UM AMIGO?

Explicar o significado de algo tão importante é de uma dificuldade ambígua, é difícil por sua carga significativa, e fácil porque amigo é alguém tão especial que falar sobre torna-se simples. Ter um amigo de verdade é o equivalente a ter um Chuck Norris ao seu lado, é a pessoa mais incrível do planeta, que te defenderia de qualquer briga sem antes saber se está certo ou errado, o que se preocupa em saber se tem se alimentado direito, ou se tem saído o bastante para se divertir...
Um amigo pode ser tão ou mais importante que um irmão, já que leva vantagens sobre estes, os amigos nós escolhemos, os irmãos não, um irmão sabe de nossos defeitos por uma convivência obrigada, um amigo sabe porque nós contamos, além de uma série de outras coisas, como o fato de amarmos um irmão por ser nosso irmão, e amarmos um amigo por ser especial.
Ser magoado por um vizinho é ruim, você não gosta do que ouve e isso te machuca por cerca de 10 minutos, até a próxima distração, mas ser magoado por um amigo te deixa mal por todo o período entre ele perceber e se desculpar. Mas ainda pior do que ser magoado por um amigo, é magoar um amigo, com uma palavra mal colocada, ou uma brincadeira sem graça, daí então ficamos ruins até a hora em que temos certeza de que fomos perdoados, e ainda assim resta uma sensação de culpa.
A verdade é que um amigo é indispensável em nossas vidas, e todos esses momentos de diferenças são causados pelo medo e pela insegurança de perder alguém que nos faz tão bem. O amigo de verdade é aquele que tem o cosmos maior que o do Seiya, um cosmos que chega no 7º sentido de 0 a 1 segundo, só pra te salvar, é aquele que sabe como se sente só de ler o que escreveu, e que não tem necessidade de dizer que te ama o tempo todo porque isso fica implícito em suas atitudes e palavras, ele não é aquele que te ouve pacientemente, mas aquele que te ouve e dá sua opinião pensando no seu melhor e não no mais cômodo. Um amigo te suporta em seus momentos mais chatos, e fica feliz quando te vê feliz. Ele quer saber cada detalhe do seu dia, ainda que demore um século para descrever, dá a maior força pra que arranje alguém, mesmo sabendo que vai morrer de ciúmes depois, faz apostas incabíveis só para dizer um "eu te disse" daqui a alguns anos, o que te incentiva a ir a uma festa mesmo não indo a uma há bem mais tempo que você.
Não há palavras o suficiente para dizer o que é um amigo, ou o que ele nos representa, mas sempre haverão palavras para sintetizar algo tão grande quanto a amizade, como: carinho, respeito, cuidado, honestidade, fidelidade, sinceridade, autruísmo, diversão, preocupação, fraternidade e amor. Há amigos por quem nos colocaríamos na rota de uma bala, há amigo porque esperamos um dia inteiro para falar, ainda que seja só um "oi", ou saber como está.
Por mais que tentemos explicar, a amizade sempre será transcedental, um sentimento que vai além da nossa compreensão, a amizade é o que te faz ficar horas conversando sem se dar conta do tempo, é mais do que um sentimento, é um fato, um simples fato de ser ou ter um amigo, é saber que temos alguém em quem confiar, saber que há alguém que conhece seus defeitos, mas que dá tanto valor a suas qualidades que esses defeitos se tornam efêmeros e insignificantes, que te põe mais para cima que sua mãe, e te enxerga com olhos tão admirados que a vontade é de se enxergar com da mesma forma.
Mas há diferenças enormes entre um amigo e outro, diferenças que fazem toda a diferença, mas ainda assim, todos são amigos e sem falsa demagogia, uns mais vitais que outros, uns mais presentes que outros, e outros verdadeiros presentes em nossas vidas, que ainda que distantes, são os mais próximos, que não deixam quilômetros de asfalto e terra serem mais importantes que a proximidade causada e construída pela amizade, enfim, amigos são amigos, e ponto final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário